Filtros de percepção: como meu cliente se comunica com o mundo?
- Hey Consultoria
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- 7 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Nos comunicamos com o mundo externo por diferentes canais. Você já percebeu isso? Utilizamos a visão, audição, tato (cinestesia), olfato e gustação para experimentar o nosso ambiente externo. Isso na Programação Neurolinguística é abreviada com VACOG.
Em um processo de vendas, você pode usar o VACOG para melhorar a forma de comunicação com o cliente. Lembre-se que COMUNICAÇÃO É RESULTADO. Então, para garantir um bom resultado de vendas, fique atento nas “pistas” em que o cliente, inconscientemente, demonstra através da fala. Sim, através da fala do cliente você já consegue ter uma pista da preferência de comunicação com o meio externo. Veja:
Cliente Visual se comunica com seguintes palavras nos predicados: olhar, imagem, foco, imaginação, cena, branco, visualizar, perspectiva, brilho, refletir, clarificar, prever, ilusão, ilustrar, notar, panorama, revelar, ver, mostrar, visão, observar, nebuloso, escuro.
Exemplos:
_ Me parece uma boa oferta...
_ Eu vejo o que este produto poderá me atender...
_ Meu ponto de vista...
Cliente Auditivo se comunica com as seguintes palavras nos predicados: dizer, sotaque, ritmo, ruidoso, tom, ressoar, som, monótono, surdo, tocar, reclamar, pronúncia, audível, claro, discutir, proclamar, comentar, ouvir, tom, gritar, sem fala, oral, contar, silêncio, dissonante, harmonioso, agudo, quieto, mudo.
Exemplos:
_ Ouvi dizer que os serviços são bons...
_ Isto é música para os meus ouvidos...
_ Preciso ouvir o que minha esposa tem a dizer...
Cliente Cinestésico se comunica com as seguintes palavras nos predicados: Tocar, manusear, contato, empurrar, esfregar, sólido, morno, frio, áspero, agarrar, pressão, sensível, estresse, tangível, tensão, toque, concreto, suave, segurar, pegar, arranhar, firme, sofrer, pesado, leve.
Exemplos:
– Eu entrarei em contato com você...
– Segura uns dias o valor desta proposta...
– Argumento acalorado...
Cliente Olfativo: perfumado, mofado, fragrância, enfumaçado, fétido.
Exemplos:
_ Este negócio não me cheira bem...
_ Já sinto o cheiro da floresta...
_ Este perfume me faz lembrar...
Cliente Gustativo: azedo, sabor, gosto, amargo, salgado, suculento, doce.
Exemplos:
_ Senti o gosto azedo de uma parceria...
_ Um dessabor em comprar aquele produto...
_ Foram dias amargos...
Pratique a escuta atenta com seu cliente, não somente na fala, mas também na troca de e-mails ou mensagens. Identifique qual o canal que o cliente se comunica melhor e siga se comunicando no mesmo canal.
Por exemplo:
- Cliente: Vejo que o seu serviço é muito bom, vou precisar de um parecer da diretoria.
- Vendedor: Fico no aguardo do parecer, minha previsão é começar a prestar serviços para sua empresa na próxima semana, certo?
Percebeu como fica mais fácil a comunicação utilizando os filtros de percepções do cliente?
Como toda formação em vendas, utilizar o VACOG exige prática e muita atenção. Tenho certeza que com esta ferramenta você irá melhorar sua taxa de conversão de vendas.
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